Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

Lembro de quando esse livro foi lançado, fiquei super ansiosa para ler e ver se o livro era tão legal quanto a sinopse que tinha me a...

Tudo e Todas as Coisas



Lembro de quando esse livro foi lançado, fiquei super ansiosa para ler e ver se o livro era tão legal quanto a sinopse que tinha me atraído.

A livro conta a história da Maddie, ela é portadora de IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave)  o que faz ela ser basicamente alérgica a tudo e todas as coisas e acaba vendo o mundo através de livros, da sua janela e da sua enfermeira e amiga Carla. Em dezessete anos ela nunca saiu de casa e depois de Ollie, um novo vizinho se mudar a curiosidade do mundo exterior aumenta.
Tudo e Todas as Coisas





Apesar de alguns clichês eu gostei dos personagens, Madeline é tímida, curiosa e determinada a explorar o mundo que até então lhe foi negado. Já Ollie é intenso e o típico adolescente rebelde que durante o livro vemos que tem muito a ver com os problemas que tem em casa.

Maddie vive totalmente trancada em casa, sua mãe é médica e fez da casa uma fortaleza com direito a sistemas de purificação de ar e muitas regras. As únicas pessoas que ela tem contato direto são a mãe e a enfermeira Carla, que cuida de Madeline a anos e que adora a menina e ajuda quanto pode.


Tudo e Todas as Coisas

Quando comecei a ler logo tentei imaginar como o casal se relacionaria, uma vez que a marcação cerrada da mãe é sempre presente, mas o casal começa a conversar através da janela (que fica sempre fechada) e mensagens de texto e assim os dois vão desenvolvendo um relacionamento se conhecendo melhor. O relacionamento é gentil e os dois tem medos e incertezas bem reais e se ajudam e se animam como podem no dia a dia.


Tudo e Todas as Coisas

O livro tem capítulos são curtos e alguns tem frases, desenhos e até relatórios médicos, neles são representados tudo o que a Maddie está sentindo ou planejando e ela é bem criativa em suas ilustrações. Durante os capítulos existem reflexões como o que aconteceria se ela se arriscasse a sair? Como a mãe dela ficaria tão brava assim? O que o relacionamento com Ollie significa em sua vida?  

Tudo e Todas as Coisas Tudo e Todas as Coisas Tudo e Todas as Coisas

Apesar de depois de alguns capítulos já saber “descobrir” o final (que para mim foi um pouco óbvio) eu gostei bastante da história, enredo e personagens, acho que o livro tem     uma leitura fluida e adorável para quem gosta de Young Adult é uma boa pedida!!

Tudo e Todas as Coisas



A história ganhou um filme que teve sua estreia nos cinemas em 15 de agosto de 2017 e está na minha lista e você já assistiu???







Posts Relacionados

0 Comentários